terça-feira, 27 de março de 2012

Rotina Literária

"Todo dia ela faz tudo sempre igual..."

Dá-lhe, Chico! Só ele mesmo pra dar conta de descrever com maestria a rotina cansativa e, ao mesmo tempo, bela da nossa vida.

É sempre igual, mas tem um toque diferente a cada dia. Por vezes, acordo bem disposta... me arrumo e saio com ares de mulher fatal. Outras, sou apenas mais uma na multidão. Ainda outras, passo totalmente despercebida.

Acordar cedo, trabalhar/estudar, produzir algo... tem dias que a gente não consegue escrever uma linha. Mas tem outros que praticamente se faz um livro. É bem assim...

A vida é uma verdadeira obra literária. É aquilo que construímos diariamente. Hoje, você tem várias aventuras para narrar e compensar o ontem desanimado. O futuro?! Bem... isso é uma coisa que, a meu ver, não existe na literatura... só há de se pensar numa coisa: embasar bem o presente para amanhã ter algo de bom a escrever.

Ser autor e ator exige muito esforço. Contudo, nesse jogo não há escolha: há de se escrever e de participar. Há quem decida fazer de sua vida uma piada, também quem faça dela um breve conto. Escolhi escrever um romance, que por mais lirismo que tenha, não abre mão de sátiras e paródias.


Em certa medida, ser escritor é fácil pra quem vive plenamente... pra quem experimenta de tudo um pouco e se constrói das aprendizagens. Primar pela norma padrão nem sempre é o melhor. Gosto do coloquial... às vezes, até uso clichês. E é isso que torna minha obra original: deixá-la escrever por si mesma - com um pouco de tudo e tudo de mim.
 
 

2 comentários:

  1. Muito show!!! Curti muito!

    Essa é a vida: um livro.

    Ninguém escreve a mesma coisa o tempo todo (a não ser o Dan Brown), ninguém sabe escrever perfeitamente, mas dá pra escrever um lindo livro.

    ResponderExcluir
  2. hahahaha... Dan Brown... coitado dele! rsrs

    Mas é isso aó mesmo, gatcheenho! =p

    ResponderExcluir