quinta-feira, 3 de junho de 2010

Transitividade ¹.

Quando estava na escola
A "tia de Português" me ensinou uma lição:
O verbo intransitivo, mesmo sem complemento,
Tem a sua significação.

Questionei-me por várias vezes
"Como vive o verbo intransitivo nessa solidão?"
A resposta é que ele é auto-suficiente
Mas um adjunto, às vezes, lhe toca a mão.

Na contramão gramatical
O verbo transitivo, comecei a estudar.
Ele é do tipo dependente
Sempre busca algo para o complementar.

Contudo, para cada transitivo
Existe um complemento correspondente.
Não se junta a qualquer um
Ele também é exigente.

Cada transitivo tem o complemento que merece.
União que pode ser direta ou por meio de um mediador.
Entretanto, isso é o que menos importa
Quando se trata de um caso de amor.

Pela morfologia, verbo e substantivo.
Na sintaxe, verbo e complemento.
Pela pragmática, clareza de sentido. 
Ao olhar semântico, um belo casamento.

 

5 comentários:

  1. Oooown... que fofo!! Vc tem o dom!!! *_*

    Acredito que vc seja um verbo transitivo! =D

    ResponderExcluir
  2. E quando eu penso "tenho que escrever textos melhores", vem ela e me faz desistir disso. Não é minha área... =P

    Mas, realmente, é incrível a forma que você usa todo esse vocabulário chato para criar algo tão bonito.

    Essa é a minha amiga transitiva =P

    ResponderExcluir
  3. A cada texto vc se supera! E a cada dia sinto mais orgulho de vc e do nosso bjeto de estudo! Essa língua é mesmo incrível!
    Parabéns, Chuchu! Vc nasceu pra isso.

    ResponderExcluir